Pedagogia &

Competências

O modelo que agora se propõe foi concebido com base em princípios mais gerais orientadores de toda e qualquer actividade Administrativa, Financeira, Pedagogico e Ciêntifico do ISMU, nomeadamente a legalidade dos actos, impessoalidade, moralidade, honestidade, integridade, eficiência na utilização dos recursos, etc.

Pedagógica

A Direcção da Divisão constitui a base da estrutura de ensino na INSTITUTO SUPERIOR MUTASA.

  • Elaborar o plano de actividades de natureza pedagógica e o respectivo relatório de avaliação do processo ensino – aprendizagem da Divisão.
  • Elaborar proposta de criação e extinção dos cursos após consulta ao Conselho Científico;
  • Sistematizar e organizar os programas que oferecer o mestrado para formação do pessoal qualificado no exercício das actividades lectivas de ensino, pesquisa e desenvolvimento para produção do conhecimento filosófico, científico, artístico e tecnológico
  • Elaborar a proposta de regulamento pedagógico
  • Apresentar pospostas sobre programas de formação do corpo docente
  • Gerir e coordenar pedagogicamente, os cursos ministrados na Divisão 
  • Gerir e coordenar pedagogicamente, os cursos ministrados na Divisão
  • Conceber o plano curricular de formação
  • Orientar o ensino ministrado na Divisão e dirigido a política educacional;
  • Identificar e desenhar soluções tecnológicas de informação de gestão;
  • Zelar pelo cumprimento dos métodos pedagógicos de ensino dos cursos ministrados no ISMU
  • Autorizar o valor e mérito científico dos cursos realizados e, quando necessário, aconselhar a sua extinção;
  • Apreciar o mérito científico e valor pedagógico das aulas, experiências, trabalhos, estágios e outras actividades curriculares e extra-curriculares e, bem como, textos e outros elementos de estudos disponibilizadas ou distribuídas aos estudantes;
  • Conduzir e supervisionar o processo de ensino dos cursos ministrados pelo ISMU
  • Acompanhar o desenvolvimento do processo de ensino – aprendizagem e elaborar os respectivos relatórios periódicos.
  • Explorar as inovações e oportunidades tecnológicas no domínio de informação, e estudar formas de inclui-los ou reestruturar no plano de estudo;
  • Propor e orientar os júris dos exames de admissão;
  • Apreciar e dar parecer sobre os pedidos de concessão de bolsas em conformidade com o regulamento próprio;
  • Analisar os pedidos de matrículas de estudantes especiais, no termos da lei:
  • Propor a admissão, suspensão e formação contínua, promoção e expulsão de docentes nos termos da legislação sobre a matéria.
  • Promover execuções permanentes relativas ao planeamento, coordenação e controlo das actividades de ensino e estágios.
  • Propor o reajustamento e aperfeiçoamento dos currículas de modo a adequá-los a evolução científica, técnica e pedagógica;
  • Promover, em colaboração com os centros a obtenção de bolsas e financiamento para os estudantes de pós-graduação;
  • Definir padrões metodológicos de ensino e aprendizagem;
  • Instruir processos de recursos dos estudantes e candidatos ao ingresso no ISMU referentes aos resultados das avaliações finais e de admissão;
  • Realizar outras tarefas que lhe sejam incumbidas superiormente nos termos do estatuto e demais legislação aplicável