Pedagogia &
Competências
O modelo que agora se propõe foi concebido com base em princípios mais gerais orientadores de toda e qualquer actividade Administrativa, Financeira, Pedagogico e Ciêntifico do ISMU, nomeadamente a legalidade dos actos, impessoalidade, moralidade, honestidade, integridade, eficiência na utilização dos recursos, etc.
Pedagógica
A Direcção da Divisão constitui a base da estrutura de ensino na INSTITUTO SUPERIOR MUTASA.
- Elaborar o plano de actividades de natureza pedagógica e o respectivo relatório de avaliação do processo ensino – aprendizagem da Divisão.
- Elaborar proposta de criação e extinção dos cursos após consulta ao Conselho Científico;
- Sistematizar e organizar os programas que oferecer o mestrado para formação do pessoal qualificado no exercício das actividades lectivas de ensino, pesquisa e desenvolvimento para produção do conhecimento filosófico, científico, artístico e tecnológico
- Elaborar a proposta de regulamento pedagógico
- Apresentar pospostas sobre programas de formação do corpo docente
- Gerir e coordenar pedagogicamente, os cursos ministrados na Divisão
- Gerir e coordenar pedagogicamente, os cursos ministrados na Divisão
- Conceber o plano curricular de formação
- Orientar o ensino ministrado na Divisão e dirigido a política educacional;
- Identificar e desenhar soluções tecnológicas de informação de gestão;
- Zelar pelo cumprimento dos métodos pedagógicos de ensino dos cursos ministrados no ISMU
- Autorizar o valor e mérito científico dos cursos realizados e, quando necessário, aconselhar a sua extinção;
- Apreciar o mérito científico e valor pedagógico das aulas, experiências, trabalhos, estágios e outras actividades curriculares e extra-curriculares e, bem como, textos e outros elementos de estudos disponibilizadas ou distribuídas aos estudantes;
- Conduzir e supervisionar o processo de ensino dos cursos ministrados pelo ISMU
- Acompanhar o desenvolvimento do processo de ensino – aprendizagem e elaborar os respectivos relatórios periódicos.
- Explorar as inovações e oportunidades tecnológicas no domínio de informação, e estudar formas de inclui-los ou reestruturar no plano de estudo;
- Propor e orientar os júris dos exames de admissão;
- Apreciar e dar parecer sobre os pedidos de concessão de bolsas em conformidade com o regulamento próprio;
- Analisar os pedidos de matrículas de estudantes especiais, no termos da lei:
- Propor a admissão, suspensão e formação contínua, promoção e expulsão de docentes nos termos da legislação sobre a matéria.
- Promover execuções permanentes relativas ao planeamento, coordenação e controlo das actividades de ensino e estágios.
- Propor o reajustamento e aperfeiçoamento dos currículas de modo a adequá-los a evolução científica, técnica e pedagógica;
- Promover, em colaboração com os centros a obtenção de bolsas e financiamento para os estudantes de pós-graduação;
- Definir padrões metodológicos de ensino e aprendizagem;
- Instruir processos de recursos dos estudantes e candidatos ao ingresso no ISMU referentes aos resultados das avaliações finais e de admissão;
- Realizar outras tarefas que lhe sejam incumbidas superiormente nos termos do estatuto e demais legislação aplicável