O Instituto Superior Mutasa realizou no dia 22 de Julho de 2022, a II Cerimónia de Graduação, na Delegação de Chimoio e Maputo, num cenário marcado por música e dança e, similarmente, muito conhecimento. Graduados, docentes, funcionários, familiares e a direcção da mesma instituição, comemoram exultantes a cerimónia na qual foram graduados em Chimoio, cerca de 592 estudantes de diferentes cursos, sendo 280 do ensino presencial e 307 do EaD e em Maputo graduou o primeiro grupo. Trata-se de 5 estudantes da “turma especial” de Direito, ou seja, que se integraram no ISMU por via de equivalência.
A cerimónia iniciou com a entrada dos membros do presidium, composto por elementos da direcção do ISMU, nomeadamente, o Administrador-Delegado da SOMACHIL (Sociedade Manica Chinhamapere Investiments, SA), Prof. Doutor Vasco Lino; o Administrador para a Área de Infra-estruturas, Eng. Adelino Bucuane; a Delegada de Maputo, Msc. Ana Lúcia Machanguia, a Delegada do Instituto para o Patrocínio Jurídico (IPAJ), Dra. Margarida Cossa; o Chefe do Departamento Pedagógico, Msc. Wino Magwenzi; o Paraninfo dos Graduados, Prof. Doutor Rodrigues Lapucheque e o Presidente do Núcleo dos Estudantes, Senhor Rungo Rulane.
De seguida, foi anunciada a entrada dos graduandos, ao som e ritmo de uma música clássica e cerimonial.
Prosseguindo, o Mestre de Cerimónia convidou aos presentes para a entoação do Hino Nacional, seguindo a apresentação do programa. De acordo com o programa, o Chefe do Departamento Pedagógico proferiu o discurso de abertura da cerimónia, tendo saudado o Prof. Doutor Vasco Lino pela presença no local e por ter criado o ISMU. Referindo-se aos graduados, disse que a colocação dos mesmos no mercado do trabalho constituía um desafio para o ISMU, pelo que espera deles um bom desempenho profissional, de modo a engrandecerem a instituição.
Finalizando o pronunciamento do Chefe do Departamento Pedagógico, de imediato, a respectiva premiação, ao melhor estudante, ao estudante mais velho e ao mais novo.
Destaca-se a graduada Telma que recebeu dois prémios, de melhor estudante e a mais nova.Salienta-se que nesta cerimónia foram apresentados vários números culturais, com ênfase para canto e dança e poesia, que elogiavam e enalteciam a instituição, a cerimónia e os graduados. Destaca-se, também, a entoação do Hino do ISMU.
É de referir que a presente cerimónia de graduação foi marcada pelo pronunciamento de vários discursos, sendo um deles o da Delegada Ana Lúcia que pediu ao graduados para que reflectissem com ela as seguintes questões: – Porque me formei? e Como posso fazer diferença no bairro/comunidade/sociedade? Outro discurso foi proferido pela Delegada do IPAJ (Instituto para o Patrocínio Jurídico) que prometeu aos graduados 16 meses de estágio jurídico e solicitou a participação do grupo coral do ISMU na sessão do seu Conselho Executivo. Seguidamente, o Administrador para a Área de Infra-estruturas, após saudar os graduados, apresentou um breve historial do Instituto Superior Mutasa, realçando sobre como surgiu, sobre o significado do termo Mutasa e sobre o termo SOMACHIL, sociedade patrona do ISMU. Outro pronunciamento foi o do Prof. Doutor Rodrigues Lapucheque, o Paraninfo dos graduados, que teceu considerações referentes à nova etapa à ser assumida pelos graduados na sociedade, como que advogados, magistrados e juízes ou assessores. Finalizando, o Presidente do Núcleo dos Estudantes saudou e elogiou os graduados que com muito afinco e abnegação dedicaram-se aos estudos até à fase actual, de graduação.
Aos recém- graduados e a todos os actores (docentes, CTA) que tornaram possível a realização deste sonho, parabéns.
+25
See Insights and Ads
Boost post
All reactions:
343